Reflexões do Mês de Novembro
"Amor X Justiça" 27/11

Caso queira fazer download da reflexão clique no doc. abaixo.
Conta-se que um ateu estava passeando em uma floresta, admirando a beleza da natureza, cuja criação atribuía a um mero fruto do acaso.
De repente, em meio a seus pensamentos ouviu um ruído atrás de uns arbustos. Foi então que se deparou com um enorme urso que corria em sua direção.
O homem então começou a correr, mas por mais que se esforçasse o urso estava cada vez mais perto. No desespero, ele acabou tropeçando e caiu. Tentou se levantar, mas era tarde, o urso já estava em cima dele. Desesperado, ele então clamou:
- Deus!!! Se você realmente existe me ajude!
Por alguns instantes o tempo parou e então ele ouviu uma voz dizer:
- Durante todos esses anos, você negou a minha existência. Afirmou e tentou convencer a muitos que eu não existia, afastando muitas pessoas de mim. Você reduziu toda a minha criação a um acidente... e agora espera que eu te ajude? Será que devo acreditar que existe em você alguma fé em mim?
Então o homem respondeu:
- Realmente seria muita hipocrisia de minha parte te pedir que de uma hora para outra passasse a me tratar como um cristão... mas talvez o Senhor pudesse transformar esse urso em um bom cristão e assim, ele agiria com generosidade.
- Muito bem - Disse Deus.
Imediatamente o urso se levantou de cima do homem, que se sentiu aliviado. No entanto, o urso que ainda segurava aquele homem, ajoelhou-se e começou a orar:
- Senhor quero agradecer pela provisão em minha vida. Em nome de Jesus agradeço por esse alimento. Amém.
“ A pergunta que Deus fez aquele homem em seu momento de desespero, tinha como objetivo dar a ele a oportunidade de mudar sua atitude, sua vida e seu destino. Infelizmente ele preferiu sua passividade ao que reconhecer Deus como criador e Senhor”.
“Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida...” Dt 30:19
Pense e nisso!
Pr. Nilson.
"Mantenha acesa a lamparina" 20/11

Caso queira fazer download da reflexão clique no doc. abaixo.
Conta-se que em um país existia um rei muito querido pelo seu povo, pois era justo, integro e humilde de coração, mesmo sendo riquíssimo.
Mas muitos não entendiam como ele conseguia ser tão integro sendo poderoso e tão rico, já que reis de países vizinhos eram conhecidos como avarentos e maldosos.
Certo dia enquanto julgava as causas de seu povo, um jovem súdito lhe perguntou:
– Alteza, existe muita gente que não entende como o senhor consegue conciliar tanta riqueza e poder com tanta simplicidade de coração. Nós ficamos maravilhados com isso. Qual é o seu segredo?
Então o rei fez sinal para que um dos seus soldados e disse:
– Leve esse jovem aos depósitos reais, onde guardo toda minha riqueza. Deem a ele uma lamparina acesa para que possa ver bem e avaliar todos meus tesouros. Mas existe uma condição: caso deixe o fogo da lamparina se apagar, traga-o até a minha presença. Ele será castigado com 10 chibatadas em frente a toda a população.
O jovem súdito não compreendeu muito bem a ordem, mas tinha muita curiosidade de ver todos os tesouros, então foi levado pelos soldados.
Ao final da tarde o jovem voltou à presença do rei, orgulhoso, ostentando ainda acessa sua lamparina. Então o rei lhe perguntou:
– Vejo que já voltou de ver todo o meu tesouro e traz a sua lamparina acesa. Então, quanto você acredita valer tudo que viu? Passe-me o relatório que pedi.
– Alteza! Entrei onde estavam teus tesouros, mas fiquei tão preocupado com a tua ordem de manter a lamparina acesa e com medo de ser castigado pelo senhor que não consegui prestar muita atenção em tudo que estava lá. Meu foco era manter a lamparina acesa – disse o jovem com medo da reação do rei.
– Muito bem, respondeu o rei, era exatamente isso que esperava de você. Você descobriu meu segredo!
– Segredo? Não meu rei, não descobri segredo algum!
– Sim, descobriu. Meu segredo é exatamente esse, eu fico tão focado em manter a chama das virtudes que agradam a Deus acesa em minha vida, que não me ocupo em prestar atenção nas coisas que podem corromper o meu coração e apagar a chama da minha alma, da minha fé e da minha alegria, por saber que tudo que sou e tudo que tenho vem do Deus Todo-Poderoso, o verdadeiro dono da prata e do ouro.
“Para mim vale mais a lei que decretaste do que milhares de peça de prata e ouro. As tuas mãos me fizeram e me formaram; dá-me entendimento para aprender os teus mandamentos. Quando os que têm temor de ti me virem, se alegrarão, pois na tua palavra coloquei a minha esperança”. Salmos 119: 72-74
Pense e nisso!
Pr. Nilson.

Caso queira fazer download da reflexão clique no doc. abaixo.
"O Deus Poderoso" 13/11
Conta-se que em um reino, alguns súditos costumavam bajular o seu rei dizendo:
- Tu és grande e todo-poderoso. Ninguém em todo o universo ousaria desobedecer-te. Tua glória e teu reino serão para sempre, ó rei!
Um dia o rei cansado das bajulações diárias ordenou:
- Levem meu trono até a praia!
Ali, cercado de uma grande multidão, de sua família e de toda a nobreza, mandou colocar o trono a beira mar enquanto a maré estava baixa.
Sentou-se sem nada dizer e todos se admiraram. Em pouco tempo a maré começou a subir molhando seus pés. O rei levantou as mãos sobre o mar e exclamou com autoridade:
- Esta terra onde estou é minha e todos obedecem à minha voz. Ordeno-te, pois, ó água, que voltes para o mar e que não molhes meus pés. Como rei, ordeno-te, que voltes já para o mar!
Mal acabou de pronunciar estas palavras, uma onda forte e enorme quebrou e um grande estrondo, molhando não só seus pés, mas também todo seu corpo.
O rei então se levantou e deu uma sábia sentença:
- Que todos os povos da terra saibam que os reis não têm autoridade alguma, a não ser aquela que Deus lhe dá. O poder dos reis é coisa vã, diante do poder de Deus. Ninguém é digno de Glória a não ser o Deus Todo Poderoso criador de tudo que há em cima e em baixo dos céus.
Assim também aconteceu no tempo do Profeta Daniel em que os reis de sua época reconheceram o Deus Poderoso a quem ele servia.
“Agora eu, Nabucodonosor, louvo e exalto e glorifico o Rei dos céus, porque tudo o que ele faz é certo, e todos os seus caminhos são justos. E ele tem poder para humilhar aqueles que vivem com arrogância."Estou editando um decreto para que nos domínios do império os homens temam e reverenciem o Deus de Daniel. Pois ele é o Deus vivo e permanece para sempre; o seu reino não será destruído, o seu domínio jamais acabará. Ele livra e salva; faz sinais e maravilhas nos céus e na terra...”Daniel4: 37; 6:26,27
Quem tem sido o Deus poderoso de sua vida?
“Portanto, não se envergonhe de testemunhar do Senhor,..., segundo o poder de Deus,
que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos,”. II Timóteo 1:8,9
Pense e nisso!
Pr. Nilson.
"O Sentido" 06/11

Caso queira fazer download da reflexão clique no doc. abaixo.
O teólogo John Stott, certa vez escreveu: ”Diversos arranjos e ajustes possíveis parecem atraentes. Servir a Deus aos domingos e às riquezas nos demais; ou a Deus com os lábios e às riquezas com coração; ou a Deus na aparência e às riquezas na realidade; ou a Deus com a metade de sua vida e às riquezas com a outra.”
O sentido que se dá a vida depende das escolhas que se faz ao longo do tempo. É como a história de um caçador e duas raposas, durante a perseguição elas se separaram e cada uma tomou uma direção. O caçador ficou indeciso e enquanto pensava ambas já estavam longe e assim ele perdeu seu tempo e sua energia por estar divido em qual sentido tomar.
Por essa razão Jesus ensinou que não é possível servir e agradar a dois senhores.
Jesus diante do sentido necessário para a vida apontou a direção.
Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. João 14:6
Pense e nisso!
Pr. Nilson.